domingo, 2 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DO CANDLESTICK

Figura 1.1. - Candlesticks 
História

Gráfico Candlestick pode ser rastreada até a década de 1700 como uma ferramenta utilizada para o comércio de arroz. 


Um dos grandes comerciantes de arroz de 1800, Homma é creditado para desenvolver os conceitos básicos de gráficos candlestick usados ​​hoje. 

No oeste, Charting Candlestick tem crescido em popularidade e uso, graças aos esforços de Steve Nisson e Greg Morris. 

Gráficos de Candlestick é visualmente atraente e pode ser uma ferramenta valiosa para os técnicos da caixa de ferramentas, pois dá uma visão sobre o sentimento do investidor atual, permitindo a determinação de topos e fundos de curto prazo.

Figura 1.2 - Candlesticks 


Figura 1.3 - Tipos de candlesticks

Os japoneses começaram a utilizar a análise técnica  para transacionarem no longínquo século XVII. Apesar de ser muito diferente da iniciada por Charles Dow em cerca de 1900, muitas de "traves mestras" eram muito similares. O "o quê" (os preços) era muito mais importando do que o "porquê" (notícias, resultados, etc...). Toda a informação conhecida está refletida no preço. Os compradores e os vendedores fazem os preços baseados nas suas expectativas e emoções (medo, ganância...). Os mercados flutuam e o preço actual pode não refletir o valor real da empresa.
Os conceitos de análise técnica introduzidos pelos japoneses estão relacionados mais com a visualização da informação a nível de preços do que propriamente análise técnica. A base da análise técnica japonesa são as "candlesticks" (velas), cujo desenvolvimento remonta ao século XIX. Muito do conhecimento nesta área é atribuído a um lendário comerciante de arroz, Sakata.
Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, máxima, mínima, abertura, fechamento
Figura 1.4 - Candlesticks 
Formação
As "candlesticks" são formadas com o uso de quatro preços, o de abertura, o máximo, o mínimo e o preço de Fechamento. Sem os preços de abertura, os gráficos de "candlesticks" são impossíveis de desenhar. Se o encerramento é superior à abertura, uma "candle" transparente (normalmente branca) é disposta e caso o encerramento seja inferior à abertura então uma "candle" preenchida (normalmente preta) é disposta em cima do gráfico. A parte preenchida da "candlestick", seja ela preta ou branca é denominada de "corpo" (também designada como "corpo real"). As longas linhas finas acima e abaixo do corpo, representam o máximo e o mínimo e são denominadas de "sombras" (em inglês também designadas de "wicks" e "tails"). O máximo é marcado pelo topo da sombra superior e o mínimo é marcado pelo fundo da sombra inferior.
Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candlesticks, grafico de barras
Figura 1.5 - Tipos de Gráficos 
Quando comparadas com os tradicionais gráficos de barras, um gráfico de "candlesticks" mostra inúmeras vantagens. Mais atraentes em termos visuais, e de mais fácil interpretação. Cada "candlestick" mostra mais claramente os movimentos de preço. Um trader pode comparar imediatamente a relação entre a abertura e o Fechamento assim como entre o máximo e o mínimo. A relação entre a abertura e o Fechamento é considerada vital e é a essência das "candlesticks". As candles brancas indicam pressão compradora e a as candles pretas indicam pressão vendedora.
Corpos Compridos vs. Curtos
Em termos gerais, quanto mais comprido for o corpo, mais intensa é a pressão compradora ou vendedora. Analogamente, as candles curtas indicam um movimento reduzido de preços e representam consolidação.
Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, sombra, corpo, longo
Figura 1.6 - Tipos de candle
As candlesticks longas brancas mostram uma forte pressão compradora e quanto mais longa for, mais distante está o preço de Fechamento do preço de abertura. Isto indica que os compradores foram bastante agressivos. Mas atenção, apesar de as candlesticks brancas compridas serem normalmente "bullish", o significado mais real está dependente da sua posição no contexto mais amplo da análise técnica. Depois de grandes e longas quebras, uma candle branca comprida pode marcar um ponto de reversão potencial ou nível de suporte. Se as compras se tornarem muito agressivas depois de uma grande alta pode significar que há um clima "bullish" excessivo e que se assistiu a um "buying climax".
As candlesticks pretas e compridas evidenciam pressão vendedora e quanto maior for a candle preta, maior é essa pressão. Quanto mais comprida for, mais abaixo da abertura se encontra o Fechamento. Isto indica que os preços diminuíram significativamente desde a abertura e que os vendedores foram agressivos. Depois de uma longa alta, uma candlestick preta comprida pode antecipar uma inversão de tendência ou marcar uma resistência. Depois de uma extensa diminuição de preços, pode indicar o fim dessa mesma baixa, o intitulado "panic selling".
No próximo artigo começaremos a abordar os casos de candlesticks mais importantes, como os marubozus, e faremos também uma abordagem às características das "sombras".
Antes de entrarmos a fundo na discussão das formações de candlesticks vamos fazer o ponto da situação.
Bulls vs. Bears
Uma "candlestick" ilustra "a batalha" entre os "bulls" (compradores) e os "bears" (vendedores) durante um determinado período de tempo. Uma analogia a esta batalha pode ser feita entre duas equipas de futebol, as quais também podemos denominar de Bulls e de Bears. O mínimo da sessão e portanto o fundo da candle representa um golo dos Bears e o máximo da sessão (o topo da candle) representa um golo para os Bulls. Quanto mais perto estiver do máximo, mais perto estão os Bulls de marcar um golo. Quanto mais perto do mínimo estiver o último preço, mais perto estão os Bears de concretizar. Apesar de existirem muitos tipos de jogo (candles) podem-se destacar seis tipos principais:
Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, candlesticks
Figura 1.7 - Tipos de candlesticks
As grandes candlesticks brancas e compridas indicam que os Bulls controlam a bola a maior parte do jogo.
As grandes candlesticks pretas indicam que os Bears controlam a bola (trading) a maior parte do jogo.
As pequenas candlesticks indicam que nenhuma das equipas dominou o jogo e que os preços terminaram tal como começaram.
Uma "long lower shadow" indica que os Bears controlaram a bola, mas que no final da sessão os Bulls fizeram uma recuperação impressionante.
Uma "long upper shadow" indica que os Bulls controlaram a bola a maior parte do jogo, mas que no final perderem esse controlo e permitiram uma recuperação aos Bears.
Uma "long upper" e "lower shadow" indica que tanto os Bears como os Bulls tiveram os seus momentos altos durante o jogo, mas que nenhum conseguiu criar ascendente, terminando a partida num empate.
O que as candlesticks não nos dizem: 
As candlesticks não refletem a seqüência de acontecimentos entre a abertura e o encerramento da sessão, mas apenas a relação entre ambos. O máximo e o mínimo são óbvios, mas as candlesticks não nos podem dizer qual deles se verificou em primeiro lugar.
Candlestick, graficos, analise grafica, analise tecnica, análise técnica, curso sobre Candlestick, grafico de barras, martelo, martelo, invertido, doji, harami, marobozu, maximo, minimo, abertura, fechamento
Figura 1.7 - Candlesticks 
Com uma longa candlestick branca assume-se que os preços subiram a maior parte da sessão. No entanto, a sequência entre o máximo e mínimo pode indicar que existiu mais volatilidade. O exemplo acima mostra precisamente isso, duas seqüências que formariam a mesma candlestick. A primeira sequência mostra dois pequenos movimentos e um grande movimento: uma pequena quebra após a abertura para formar o mínimo, uma grande alta para formar o máximo e um pequeno declínio para formar o encerramento. A segunda sequência mostra três movimentos acentuados: uma grande alta logo após a abertura no topo da qual se forma o máximo, uma forte quebra para formar o mínimo e uma grande alta para formar o encerramento. A primeira sequência ilustra uma pressão compradora forte e sustentada e é considerada mais "bullish". A segunda sequência reflete mais volatilidade e alguma pressão vendedora. Estes são apenas dois exemplos e existem centenas de potenciais combinações que podem resultar na mesma "candlestick". Ainda assim, as "candlesticks" oferecem informações valiosas relativamente às posições dos preços de abertura, máximo, mínimo e encerramento. No entanto, o "entretanto" pode variar.

Fonte: Investmax






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.